Cerca de 20 nações já manifestaram interesse em integrar o Conselho da Paz, iniciativa proposta por Donald Trump. A confirmação desses países ocorreu na manhã da última quinta-feira, dia 22.
Lista de Países Participantes
A cerimônia de lançamento do Conselho contou com a presença de representantes das nações que aceitaram o convite. Confira a relação dos países que farão parte do novo organismo internacional:
Armênia, Arábia Saudita, Argentina, Azerbaijão, Bahrein, Belarus, Bulgária, Catar, Cazaquistão, Egito, Emirados Árabes Unidos, Hungria, Indonésia, Israel, Jordânia, Kosovo, Marrocos, Mongólia, Paquistão, Paraguai, Turquia, Uzbequistão e Vietnã.
Durante a cerimônia, estavam presentes líderes ou representantes de 19 países, além de Trump, que é o idealizador do Conselho. Entre os destaques, estavam:
Rei do Bahrein, sheik Hamad Isa Al Khalifah; Ministro das Relações Exteriores de Marrocos, Nasser Bourita; Presidente da Argentina, Javier Milei; Primeiro-ministro da Armênia, Nikol Pashinyan; Presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev; Primeiro-ministro da Bulgária, Rosen Zhelyazkov; Primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán;
Presidente da Indonésia, Prabowo Subianto; Vice-primeiro-ministro da Jordânia, Ayman Safadi; Presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev; Presidente do Kosovo, Vjosa Osmani-Sadriu; Primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif;
Presidente do Paraguai, Santiago Peña; Primeiro-ministro do Catar, Mohammed Al Thani; Ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita, príncipe Faisal Al Saud; Ministro das Relações Exteriores da Turquia, Hakan Fidan; Chefe da Autoridade de Assuntos Executivos dos Emirados Árabes Unidos, Khaldoon Al Mubarak;
Presidente do Uzbequistão, Shavkat Mirziyayev; Primeiro-ministro da Mongólia, Gombojavyn Zandanshatar.
Participação e Reações
Embora tenham aceitado a participação no Conselho, os líderes de Belarus, Egito, Israel e Vietnã não estiveram presentes na cerimônia. Até o momento, nenhuma grande potência mundial se juntou ao Conselho da Paz. Países como França, Noruega, Eslovênia e Suécia já manifestaram que não irão aderir.
Além disso, outros estados que receberam o convite para integrar o novo órgão internacional ainda não deram retorno, incluindo Brasil, Reino Unido, China, Croácia, Alemanha, Itália, Rússia, Singapura e Ucrânia.
Sobre o Conselho da Paz
Donald Trump, que será o presidente do Conselho com um mandato vitalício e único poder de veto, anunciou a criação do órgão para supervisionar o governo de transição que terá a responsabilidade sobre o território palestino.
Trump fez convites a diversos chefes de Estado para serem membros do Conselho. Um rascunho do estatuto, obtido por agências de notícias, indica que a participação no órgão exigirá um pagamento de US$ 1 bilhão.
Perguntas frequentes
Quais países já confirmaram participação no Conselho da Paz? Até o momento, 20 países, incluindo Armênia, Arábia Saudita, e Argentina, já aceitaram participar da iniciativa de Donald Trump.
Quem esteve presente na cerimônia de lançamento? Líderes de 19 países participaram da cerimônia, entre eles o presidente da Argentina, Javier Milei, e o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán.
Quais países decidiram não participar do Conselho? França, Noruega, Eslovênia e Suécia já declararam que não irão aderir ao Conselho da Paz.
Qual é a principal função do Conselho da Paz? O Conselho tem a finalidade de supervisionar o governo de transição que controlará o território palestino.
Qual é o custo para participar do Conselho? Segundo um rascunho do estatuto, os países que desejam se integrar ao Conselho da Paz devem pagar um valor de US$ 1 bilhão.
Quais países ainda não responderam ao convite? Países como Brasil, Reino Unido, China e Alemanha ainda não deram resposta sobre o convite para participar do Conselho da Paz.
Fonte: https://g1.globo.com
