Home / Internacional / Países que Aceitaram Participar do Conselho da Paz de Donald Trump

Países que Aceitaram Participar do Conselho da Paz de Donald Trump

Cerca de 20 nações já manifestaram interesse em integrar o Conselho da Paz, iniciativa proposta por Donald Trump. A confirmação desses países ocorreu na manhã da última quinta-feira, dia 22.

Lista de Países Participantes

A cerimônia de lançamento do Conselho contou com a presença de representantes das nações que aceitaram o convite. Confira a relação dos países que farão parte do novo organismo internacional:

Armênia, Arábia Saudita, Argentina, Azerbaijão, Bahrein, Belarus, Bulgária, Catar, Cazaquistão, Egito, Emirados Árabes Unidos, Hungria, Indonésia, Israel, Jordânia, Kosovo, Marrocos, Mongólia, Paquistão, Paraguai, Turquia, Uzbequistão e Vietnã.

Durante a cerimônia, estavam presentes líderes ou representantes de 19 países, além de Trump, que é o idealizador do Conselho. Entre os destaques, estavam:

Rei do Bahrein, sheik Hamad Isa Al Khalifah; Ministro das Relações Exteriores de Marrocos, Nasser Bourita; Presidente da Argentina, Javier Milei; Primeiro-ministro da Armênia, Nikol Pashinyan; Presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev; Primeiro-ministro da Bulgária, Rosen Zhelyazkov; Primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán;

Presidente da Indonésia, Prabowo Subianto; Vice-primeiro-ministro da Jordânia, Ayman Safadi; Presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev; Presidente do Kosovo, Vjosa Osmani-Sadriu; Primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif;

Presidente do Paraguai, Santiago Peña; Primeiro-ministro do Catar, Mohammed Al Thani; Ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita, príncipe Faisal Al Saud; Ministro das Relações Exteriores da Turquia, Hakan Fidan; Chefe da Autoridade de Assuntos Executivos dos Emirados Árabes Unidos, Khaldoon Al Mubarak;

Presidente do Uzbequistão, Shavkat Mirziyayev; Primeiro-ministro da Mongólia, Gombojavyn Zandanshatar.

Participação e Reações

Embora tenham aceitado a participação no Conselho, os líderes de Belarus, Egito, Israel e Vietnã não estiveram presentes na cerimônia. Até o momento, nenhuma grande potência mundial se juntou ao Conselho da Paz. Países como França, Noruega, Eslovênia e Suécia já manifestaram que não irão aderir.

Além disso, outros estados que receberam o convite para integrar o novo órgão internacional ainda não deram retorno, incluindo Brasil, Reino Unido, China, Croácia, Alemanha, Itália, Rússia, Singapura e Ucrânia.

Sobre o Conselho da Paz

Donald Trump, que será o presidente do Conselho com um mandato vitalício e único poder de veto, anunciou a criação do órgão para supervisionar o governo de transição que terá a responsabilidade sobre o território palestino.

Trump fez convites a diversos chefes de Estado para serem membros do Conselho. Um rascunho do estatuto, obtido por agências de notícias, indica que a participação no órgão exigirá um pagamento de US$ 1 bilhão.

Perguntas frequentes

Quais países já confirmaram participação no Conselho da Paz? Até o momento, 20 países, incluindo Armênia, Arábia Saudita, e Argentina, já aceitaram participar da iniciativa de Donald Trump.

Quem esteve presente na cerimônia de lançamento? Líderes de 19 países participaram da cerimônia, entre eles o presidente da Argentina, Javier Milei, e o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán.

Quais países decidiram não participar do Conselho? França, Noruega, Eslovênia e Suécia já declararam que não irão aderir ao Conselho da Paz.

Qual é a principal função do Conselho da Paz? O Conselho tem a finalidade de supervisionar o governo de transição que controlará o território palestino.

Qual é o custo para participar do Conselho? Segundo um rascunho do estatuto, os países que desejam se integrar ao Conselho da Paz devem pagar um valor de US$ 1 bilhão.

Quais países ainda não responderam ao convite? Países como Brasil, Reino Unido, China e Alemanha ainda não deram resposta sobre o convite para participar do Conselho da Paz.

Fonte: https://g1.globo.com

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *