Uma fabricante de aeronaves leves do Espírito Santo obteve permissão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para produzir e comercializar um novo modelo de avião. O Sling TSi, desenvolvido pela Sling Brasil, está baseado em Jaguaré, no norte do estado, e a empresa opera no setor desde 2017.
De acordo com a Sling Brasil, a certificação foi emitida no final de dezembro de 2025 e divulgada no Diário Oficial da União na última semana. Esse processo de autorização é conhecido por ser rigoroso e demorado, algo habitual na indústria da aviação.
“Embora o produto já estivesse finalizado e tivéssemos trabalhado na linha de montagem por um bom tempo, ele precisava da certificação. A Anac verificou que a aeronave atende a todos os padrões de qualidade e segurança necessários para o mercado”, comentou Lucas Mota, sócio-investidor da Sling Brasil.
Produção em Jaguaré e colaboração internacional
A Sling Brasil é uma joint venture com a sul-africana Sling Aircraft, que detém o projeto original da aeronave. Entretanto, toda a fabricação ocorre no Espírito Santo. Antes da autorização do Sling TSi, a empresa já tinha recebido permissão para produzir o Sling 2, um modelo de dois lugares. O Sling TSi, com capacidade para quatro assentos, é um modelo mais robusto.
O avião já havia sido fabricado e utilizado em voos de teste no estado, incluindo demonstrações que foram divulgadas nas redes sociais da empresa.
Setor de aviação leve
As aeronaves produzidas em Jaguaré são direcionadas ao mercado de aviação leve, atendendo principalmente pilotos não comerciais que utilizam aviões para lazer ou para atividades profissionais específicas.
“Geralmente, quem adquire esse tipo de aeronave é o próprio piloto. Há uma grande comunidade de aviação geral, com aviões particulares espalhados pelo estado, especialmente em aeroclubes da Grande Vitória”, detalhou Lucas.
Perspectivas de crescimento e novos modelos
Com a nova certificação, a empresa espera aumentar a produção e avançar na aprovação de outros modelos. Um novo avião, que também terá quatro lugares e será maior, já está em processo de análise pela Anac.
A previsão é que essa certificação seja concluída até junho de 2027. Atualmente, a capacidade produtiva da Sling Brasil é de até 39 aeronaves por ano.
Indústria aeronáutica fora do eixo tradicional
Para a Sling Brasil, essa certificação também marca um importante avanço para o Espírito Santo, que não está localizado no principal polo da indústria aeronáutica brasileira, que se concentra no interior de São Paulo.
“Há uma certa surpresa por estarmos fora desse eixo tradicional, mas o Espírito Santo possui condições favoráveis para receber projetos de alta tecnologia. Existe mão de obra qualificada e infraestrutura adequada para indústrias de alta complexidade”, concluiu o sócio-investidor.
Perguntas frequentes
Qual modelo de avião a Sling Brasil irá produzir? A Sling Brasil irá produzir o modelo Sling TSi, que é uma aeronave leve com capacidade para quatro assentos.
Quando a certificação do Sling TSi foi concedida? A certificação foi concedida no final de dezembro de 2025 e publicada recentemente no Diário Oficial da União.
Onde a Sling Brasil está localizada? A Sling Brasil está situada em Jaguaré, no estado do Espírito Santo.
Qual é a capacidade de produção da empresa? A capacidade produtiva atual da Sling Brasil é de até 39 aeronaves por ano.
A Sling Brasil possui parcerias com outras empresas? Sim, a Sling Brasil é uma joint venture com a sul-africana Sling Aircraft, que detém o projeto original da aeronave.
Quais são os públicos-alvo das aeronaves produzidas? As aeronaves fabricadas pela Sling Brasil são direcionadas a pilotos não comerciais, que as utilizam para lazer ou atividades profissionais específicas.
Fonte: https://g1.globo.com
