Home / Meio Ambiente / Previsão do Tempo: Chuva e Calor Marcam o Início da Semana no Brasil

Previsão do Tempo: Chuva e Calor Marcam o Início da Semana no Brasil

A previsão do tempo para esta semana aponta chuva em grande parte do Brasil. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta sobre a possibilidade de precipitações variando entre 20 e 50 milímetros diários, acompanhadas de ventos fortes que podem alcançar de 40 a 60 km/h. O órgão ressalta que há baixo risco de interrupções no fornecimento de energia elétrica, quedas de galhos, alagamentos e descargas elétricas.

O alerta inclui todos os estados da região Norte, além de São Paulo, Mato Grosso, o Distrito Federal, e grande parte de Mato Grosso do Sul, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro e o norte do Paraná.

Calor no Sul e Mato Grosso do Sul

No Mato Grosso do Sul e na região Sul do Brasil, a última semana de janeiro será marcada por altas temperaturas, com máximas esperadas entre terça-feira (27/1) e quarta-feira (28/1).

De acordo com o Inmet, um sistema de alta pressão atmosférica começou a influenciar a região Sul e parte do Mato Grosso do Sul após a passagem de uma frente fria, o que tem dificultado a formação de nuvens e a ocorrência de chuvas mais significativas.

Assim, a expectativa é de um aumento do calor em grande parte do Sul do Brasil, pelo menos até a próxima quarta-feira (28/1). O Inmet não descarta a possibilidade de uma onda de calor, com temperaturas até 5ºC acima da média histórica, especialmente no Rio Grande do Sul.

Chuva e Calor em todo o Brasil

A última semana de janeiro de 2026 também será marcada por chuvas típicas de verão em várias partes do Brasil, conforme o Climatempo. O órgão informa que, após um segundo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que provocou chuvas intensas nos últimos dias, agora a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) está se aproximando, o que trará chuvas para áreas do Nordeste.

Como resultado, pancadas de chuva continuam a ser esperadas em todo o país ao longo da semana, acompanhadas de um aumento nas temperaturas.

A MetSul Meteorologia aponta que os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais estão sob risco de chuvas volumosas nos próximos dias. O alerta é mais intenso para o sul de Minas Gerais, o nordeste de São Paulo e a região serrana do Rio de Janeiro, onde há possibilidade de alagamentos e inundações.

A meteorologista Estael Sias destaca que os acumulados de chuva em várias áreas dessas regiões podem variar entre 100 e 200 milímetros nos próximos cinco a sete dias, sendo que em locais específicos a chuva pode até ultrapassar os 200 milímetros.

Previsão Regional

Sul: A previsão indica calor intenso e poucas chuvas no início da semana, com temperaturas podendo chegar a 5 °C acima da média, além da possibilidade de uma onda de calor, especialmente no Rio Grande do Sul.

Sudeste: Há risco de temporais e chuvas volumosas, principalmente nas regiões sul de Minas Gerais, nordeste de São Paulo e na Região Serrana do Rio de Janeiro, com acumulados significativos em pouco tempo.

Centro-Oeste: A semana será quente e abafada, com chuvas típicas de verão à tarde e à noite. Em Mato Grosso do Sul, o calor persistente é a tônica, conforme Inmet e Climatempo.

Nordeste: Espera-se um aumento das chuvas no norte da região, influenciado pela aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), especialmente entre Maranhão, Piauí e Ceará.

Norte: Chuva frequente é esperada ao longo da semana, com atenção especial para volumes elevados e aumento do nível dos rios em áreas do Amazonas e do Acre, segundo Climatempo e Inmet.

Perguntas frequentes

Quando começa a chover em todo o Brasil? A previsão é que a chuva inicie em várias regiões do país logo no início da semana, conforme os alertas do Inmet.

Quais estados estão em alerta para chuvas fortes? Os estados em alerta incluem todos da região Norte, São Paulo, Mato Grosso, Distrito Federal, além de partes de Mato Grosso do Sul, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro e norte do Paraná.

Como fica o tempo no Sul do Brasil? O Sul do Brasil terá temperaturas elevadas e pouca chuva no começo da semana, com a possibilidade de uma onda de calor, especialmente no Rio Grande do Sul.

O que é a Zona de Convergência Intertropical? A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é um sistema meteorológico que traz chuvas para áreas do Nordeste, especialmente Maranhão, Piauí e Ceará.

Qual é a previsão para o Centro-Oeste? A região Centro-Oeste deve enfrentar uma semana quente e abafada, com pancadas de chuva típicas de verão à tarde e à noite.

Haverá risco de alagamentos? Sim, há risco de alagamentos e inundações, especialmente no sul de Minas Gerais, nordeste de São Paulo e região serrana do Rio de Janeiro.

Fonte: https://globorural.globo.com

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile