Home / Entretenimento / Leo Russo e Mauro Diniz homenageiam Roberto Ribeiro em novo samba

Leo Russo e Mauro Diniz homenageiam Roberto Ribeiro em novo samba

Neste mês de janeiro de 2026, completam-se 30 anos desde que o samba se despediu da marcante voz de Roberto Ribeiro, nome artístico de Demerval Miranda Maciel, nascido em 20 de julho de 1940 e falecido em 8 de janeiro de 1996. O cantor e compositor fluminense, natural de Campos dos Goytacazes (RJ), teve sua carreira interrompida precocemente aos 55 anos, em decorrência de um atropelamento na zona oeste do Rio de Janeiro, onde viveu o auge de sua trajetória musical na segunda metade da década de 1970.

Durante esse período, Roberto Ribeiro lançou sucessos memoráveis, como “Acreditar”, de Dona Ivone Lara e Delcio Carvalho, e “Todo menino é um rei”, de Nelson Rufino e Zé Luiz, ambas de 1978, sendo reconhecido por sua voz calorosa e cristalina. Para marcar as três décadas sem o artista, Leo Russo e Mauro Diniz, também compositores e cantores, criaram o samba inédito “A voz de Roberto Ribeiro”.

Lançamento do single

O single, que conta com arranjo de Rildo Hora, foi lançado no dia 23 de janeiro, como uma forma de relembrar o legado de Roberto, que se destacou no cenário do samba a partir de 1975. O cantor deixou uma discografia repleta de álbuns icônicos, como “Molejo” (1975), “Arrasta povo” (1976), “Poeira pura” (1977), “Roberto Ribeiro” (1978) e “Coisas da vida” (1979).

Embora a partir de “Fala meu povo!” (1980) sua carreira tenha enfrentado um certo declínio nas paradas de sucesso, em parte devido à sua ausência na geração dos sambistas do Cacique de Ramos e do grupo Fundo de Quintal, a qualidade de seu repertório e interpretação nunca deixou a desejar. Mesmo com menor repercussão, álbuns como “Massa, raça e emoção” (1981), “Fantasias” (1982), “Roberto Ribeiro” (1983), “Corrente de aço” (1985) e “Sorri pra vida” (1987) perpetuaram sua voz.

A letra do samba

Leo Russo e Mauro Diniz prestam sua homenagem em uma letra que menciona vários sucessos de Roberto Ribeiro. Em um trecho, eles dizem: “À luz do luar brilha a Estrela de Madureira / Num céu verde e branco, um resto de esperança / A nossa herança ainda está no ar / A voz de Roberto Ribeiro não vai se calar.”

A lembrança de Roberto Ribeiro se mantém viva na música brasileira, reafirmando sua importância no cenário do samba.

Perguntas frequentes

Quem foi Roberto Ribeiro? Roberto Ribeiro, nome artístico de Demerval Miranda Maciel, foi um cantor e compositor fluminense que se destacou no samba, especialmente na década de 1970.

Quando Roberto Ribeiro faleceu? O artista faleceu em 8 de janeiro de 1996, vítima de um atropelamento no Rio de Janeiro.

Qual é o nome do samba que homenageia Roberto Ribeiro? O samba que homenageia Roberto Ribeiro é intitulado “A voz de Roberto Ribeiro”, criado por Leo Russo e Mauro Diniz.

Quando foi lançado o single “A voz de Roberto Ribeiro”? O single foi lançado no dia 23 de janeiro de 2026.

Quais são alguns dos sucessos de Roberto Ribeiro? Entre os sucessos de Roberto Ribeiro estão “Acreditar” e “Todo menino é um rei”, ambos de 1978.

Como foi a carreira de Roberto Ribeiro após 1980? Após 1980, a carreira de Roberto Ribeiro enfrentou um declínio nas paradas de sucesso, mas sua qualidade musical permaneceu elevada, com álbuns importantes lançados até o final da década de 1980.

Fonte: https://g1.globo.com

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile