Uma intensa megatempestade de neve e gelo está afetando os Estados Unidos, deixando 230 mil consumidores sem fornecimento de energia, conforme reportado pela Reuters neste domingo (25). O Serviço Nacional de Meteorologia alertou que a combinação de neve pesada, granizo e chuva congelante ameaça cerca de 180 milhões de pessoas, o que equivale a mais da metade da população do país.
Condições extremas e impactos significativos
No sábado (24), o Meio-Oeste dos EUA registrou temperaturas com sensação térmica de até -40°C, o que pode levar ao congelamento da pele em apenas dez minutos. Em Wisconsin, a temperatura chegou a -38°C pela manhã, a mais baixa em quase três décadas.
As severas condições climáticas também resultaram no cancelamento de aproximadamente 13,4 mil voos em diversas partes do território americano.
Ações do governo e declarações de emergência
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou as tempestades como “históricas” e autorizou a declaração de emergência federal para estados como Carolina do Sul, Virgínia, Tennessee, Geórgia, Carolina do Norte, Maryland, Arkansas, Kentucky, Louisiana, Mississippi, Indiana e Virgínia Ocidental.
Em sua conta na rede Truth Social, Trump disse: “Continuaremos monitorando e mantendo contato com todos os estados no caminho dessa tempestade. Fiquem seguros e aquecidos”.
Emergência climática e medidas de contenção
Dezessete estados e o Distrito de Colúmbia declararam estado de emergência climática, conforme informou o Departamento de Segurança Interna. A secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, afirmou que “temos dezenas de milhares de pessoas nos estados afetados do Sul que perderam energia” e que as equipes de concessionárias estão trabalhando para restaurar o serviço o mais rápido possível.
No sábado, o Departamento de Energia emitiu uma ordem de emergência, permitindo que o Conselho de Confiabilidade Elétrica do Texas acionasse a geração de energia reserva em data centers e outras grandes instalações para minimizar apagões no estado.
Neste domingo, uma nova ordem emergencial foi emitida para autorizar a operadora de rede PJM Interconnection a operar “recursos específicos” na região do meio-Atlântico, independentemente de restrições legais ou licenças ambientais.
Operadores de redes elétricas também intensificaram medidas para prevenir apagões rotativos. A Dominion Energy, que opera na Virgínia e abriga o maior conjunto de data centers do mundo, indicou que se a previsão de gelo se concretizar, o evento pode se tornar um dos maiores já enfrentados pela empresa.
Perguntas frequentes
Qual é a situação atual da megatempestade nos EUA? A megatempestade de neve e gelo já deixou 230 mil consumidores sem energia e ameaça cerca de 180 milhões de pessoas em todo o país.
Quais estados estão sob declaração de emergência? Os estados que receberam declarações de emergência incluem Carolina do Sul, Virgínia, Tennessee, Geórgia, Carolina do Norte, Maryland, Arkansas, Kentucky, Louisiana, Mississippi, Indiana e Virgínia Ocidental.
Quais foram os impactos das condições climáticas? As severas condições meteorológicas provocaram o cancelamento de cerca de 13,4 mil voos e geraram sensação térmica extrema em várias regiões.
O que o governo está fazendo para lidar com a situação? O governo autorizado a declaração de emergência e estão sendo implementadas medidas para restaurar o fornecimento de energia e evitar apagões adicionais.
Como as concessionárias estão respondendo à crise? As concessionárias estão trabalhando ativamente para restabelecer o serviço de energia para os consumidores afetados pela tempestade.
Fonte: https://g1.globo.com




