Home / Internacional / Ucranianos Buscam Abrigo em Vagões de Trem Devido à Falta de Aquecimento

Ucranianos Buscam Abrigo em Vagões de Trem Devido à Falta de Aquecimento

Com a intensificação dos ataques da Rússia à infraestrutura ucraniana, a escassez de energia e aquecimento tem levado muitos cidadãos a procurar formas alternativas de abrigo para enfrentar o rigoroso inverno.

Abrigos em Brovary

Na cidade de Brovary, localizada a 20 quilômetros de Kiev, vagões de trem desativados, aquecidos por geradores, têm se tornado pontos de apoio para os moradores. A agência de notícias Reuters visitou o local e registrou o cotidiano dos abrigados, onde crianças assistem aulas, mães ajudam os filhos com lições de casa e idosos buscam se aquecer.

Depoimentos de Ucranianos

Mykhailo, um homem de 62 anos e pai de um soldado, relatou que a temperatura em seu apartamento estava em apenas 5 °C quando ele e sua esposa, Lidia, decidiram deixar sua casa. Lidia expressou seu desânimo: ‘Se alguém me dissesse que isso aconteceria na Ucrânia, eu jamais acreditaria. Ninguém quer essa guerra; queremos paz e bem-estar’.

Acusações de Zelensky

Em uma declaração feita na quinta-feira (22), o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acusou a Rússia de tentar ‘congelar os ucranianos até a morte’. Ele se reuniu com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, onde discutiram o fim do conflito. O encontro durou cerca de uma hora, conforme informações da Casa Branca.

Após a reunião, Trump comentou brevemente com a imprensa, afirmando que a conversa foi ‘muito boa’ e que ‘a guerra precisa acabar’, sem fornecer detalhes adicionais.

Garantias de Segurança e Negociações

Zelensky informou, em uma publicação na rede social X, que ele e Trump abordaram o fornecimento de equipamentos de defesa aérea e o andamento das negociações de paz. O presidente ucraniano afirmou que os documentos para encerrar a guerra com a Rússia estão quase prontos, embora as questões territoriais permaneçam pendentes.

Além disso, Zelensky criticou os aliados europeus, destacando que a Europa ainda é um ‘caleidoscópio fragmentado de pequenas e médias potências’, e enfatizou que apenas ações concretas podem estabelecer uma ordem global, ressaltando a importância da independência da Ucrânia.

Fonte: https://g1.globo.com

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *