Home / Politica / Trump anuncia reunião com europeus para debater a Groenlândia

Trump anuncia reunião com europeus para debater a Groenlândia

Em um evento realizado em Mar-a-Lago no dia 16 de janeiro de 2026, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revelou nesta terça-feira (20) que aceitou participar de um encontro com líderes europeus para discutir a Groenlândia, em meio à sua proposta de anexar a ilha do Ártico.

Conversa com Mark Rutte

Trump utilizou suas redes sociais para compartilhar que a decisão de reunir-se surgiu após uma “conversa muito boa” ao telefone com o secretário-geral da Otan, Mark Rutte. O encontro está programado para ocorrer em Davos, na Suíça, durante o Fórum Econômico Mundial.

“Tive uma ligação telefônica muito boa com Mark Rutte sobre a Groenlândia. Aceitei realizar uma reunião com as várias partes em Davos, na Suíça. Como deixei claro, a Groenlândia é fundamental para a Segurança Nacional e Mundial. Não pode haver retrocesso — e todos concordam com isso! (…) Somos a única POTÊNCIA capaz de garantir a PAZ em todo o mundo — e isso se faz, de forma bastante simples, por meio da FORÇA”, declarou Trump em uma postagem no Truth Social.

Expectativas sobre os participantes

Até o momento, não há informações sobre quais líderes europeus estarão presentes na reunião com Trump, assim como a data e o horário exatos do encontro. Segundo a agenda oficial do presidente dos EUA, ele terá reuniões bilaterais com diversos chefes de Estado na quarta-feira, embora esses encontros já estivessem programados anteriormente.

O anúncio da reunião representa um passo para reduzir, por ora, as tensões entre Trump e os aliados europeus da Otan, que aumentaram consideravelmente nos últimos dias devido à insistência do presidente americano em transformar a Groenlândia, que pertence à Dinamarca, em um estado dos EUA. Apesar disso, Trump reafirmou sua posição de que os Estados Unidos devem ter a Groenlândia, intensificando seus comentários sobre o tema nos últimos dias.

Fonte: https://g1.globo.com

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *