Na terça-feira, 20 de janeiro de 2026, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que Deus está “muito orgulhoso” das ações realizadas durante seu mandato na Casa Branca. A afirmação foi feita em um evento com jornalistas, onde Trump listou algumas das iniciativas de seu primeiro ano no segundo mandato.
Reflexões sobre proteção e religião
Durante o encontro, que se estendeu por quase duas horas, Trump foi questionado sobre uma declaração anterior em que mencionou que Deus havia poupado sua vida para que ele pudesse retornar à presidência, após ter sido alvo de um atentado durante a campanha de 2024.
“Acho que Deus está muito orgulhoso do trabalho que fiz, e isso inclui a questão religiosa. Estamos protegendo muitas pessoas que estão sendo mortas: cristãos, judeus. Muitas pessoas estão sendo protegidas por mim”, disse Trump.
Conquistas e críticas
O presidente também comentou que até mesmo aqueles que não são seus apoiadores estão reconhecendo os feitos de seu governo. Ele abordou diversos assuntos, incluindo economia e imigração, afirmando: “Temos a fronteira mais forte de qualquer país. Provavelmente não há um país… talvez a Coreia do Norte tenha uma fronteira bem forte. Não há um país no mundo com uma fronteira como a nossa”.
Antes da coletiva, a Casa Branca enviou aos jornalistas um documento de 31 páginas destacando 365 medidas que a administração considera como conquistas desde a posse de Trump.
Grande parte de seu discurso foi dedicada a críticas aos imigrantes, além de mencionar questões econômicas, ataques às Nações Unidas e operações militares, incluindo a captura do ditador venezuelano Nicolás Maduro.
Vídeos em alta
Os vídeos mais assistidos estão disponíveis no portal g1.
Perguntas frequentes
O que Trump disse sobre o papel de Deus em seu retorno à presidência? Trump mencionou que acredita que Deus poupou sua vida para que pudesse voltar à Casa Branca após um atentado em 2024.
Quais temas foram abordados por Trump durante o evento? Ele discorreu sobre economia, imigração, proteção de grupos religiosos e criticou imigrantes, destacando também a captura de Nicolás Maduro.
O que a Casa Branca divulgou antes do evento com jornalistas? Um documento de 31 páginas foi distribuído, listando 365 conquistas da administração desde a posse do presidente Trump.
Como Trump descreveu a situação da fronteira dos EUA? Ele afirmou que os Estados Unidos possuem a fronteira mais forte do mundo, comparando a segurança da fronteira americana com a de outros países.
Trump recebeu elogios de quem não é seu apoiador? Sim, ele afirmou que até pessoas que não gostam dele estão reconhecendo o primeiro ano de seu governo como positivo.
Fonte: https://g1.globo.com




