Pré-COP 30 em Santarém: Diálogo e Ação pela Sustentabilidade

Pré-COP 30 em Santarém: Palestra Inaugural sobre ODS e Agenda 2030

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), localizada em Santarém, foi palco na manhã desta quinta-feira, 28 de agosto de 2025, da palestra inaugural do evento Pré-COP 30. O tema abordado foi “ODS e Agenda 2030 no contexto da COP 30”, liderado por Lavito Bacarissa, secretário executivo da Comissão Nacional para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (CNODS).

Debate sobre Impactos das Mudanças Climáticas nas Comunidades da Amazônia

A mesa de abertura do evento contou com a presença da reitora da Ufopa, pró-reitores, autoridades locais e lideranças indígenas. Os impactos das mudanças climáticas, especialmente nas comunidades ribeirinhas e tradicionais da Amazônia, foram amplamente discutidos. Alessandra Korap, líder Munduruku, ressaltou a urgência de ações governamentais e empresariais para mitigar a destruição ambiental. “Precisamos agir rapidamente. Vimos roças morrendo e animais sofrendo por falta de água. É alarmante”, afirmou.

Programação Cultural e Acadêmica da Pré-COP 30 na Universidade Federal do Oeste do Pará

O evento se estenderá por dois dias, oferecendo palestras e atividades culturais. Enquanto as discussões ocorrem no auditório Tapajós, haverá uma programação cultural diversificada, incluindo apresentações artísticas, exibições de filmes e documentários, e espaços para alimentação e artesanato.

Na sexta-feira, 29 de agosto, a programação começará às 8h com a apresentação do coral da Universidade do Estado do Pará. Às 9h, Thiago Gehre Galvão, assessor técnico da CNODS, conduzirá uma palestra sobre “O Brasil e a Agenda 2030: Educação, participação social e coordenação entre múltiplos atores”. A partir das 10h, haverá uma plenária focada nas Mudanças Climáticas e a COP 30, seguida, às 15h, por um painel que abordará os desafios enfrentados pela Amazônia em relação às mudanças climáticas.

Lavito Bacarissa Enfatiza a Importância do Diálogo Pré-COP em Santarém

Durante sua fala, Bacarissa enfatizou que as discussões que ocorrem antes e após a Conferência das Partes (COP) são cruciais para a implementação das propostas. “A COP não é apenas um evento; é um processo que se desenvolve há 30 anos. O que importa é o que estamos fazendo agora, neste momento de diálogo antes da conferência e as conversas que teremos depois”, destacou.

Urgência de Ações para Mitigar Destruição Ambiental na Amazônia em Debate

Com um foco em conscientização e ação, a Pré-COP 30 na Ufopa promete ser um espaço vital para troca de conhecimentos e propostas em prol da sustentabilidade e proteção ambiental.

Redação Radar do Dia

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente