Onça-parda resgatada em Cerqueira César: cuidados e conservação
Onça-parda debilitada é resgatada em Cerqueira César, SP
Na tarde de quarta-feira, 27 de agosto de 2025, uma onça-parda debilitada foi resgatada em uma área rural de Cerqueira César, São Paulo. O felino, que estava nas proximidades da Represa de Jurumirim, foi encontrado por moradores locais que prontamente acionaram a equipe da prefeitura. O resgate, que foi registrado em vídeo, demonstrou a dedicação da comunidade e das autoridades ambientais.
Resgate realizado por equipe municipal
De acordo com Thiago Godoi, secretário de Meio Ambiente e biólogo, a onça-parda, uma fêmea idosa, não apresentava sinais de atropelamento ou ataque, mas estava visivelmente debilitada. “É uma fêmea bem enfraquecida. Em uma análise rápida, percebemos que já tem uma certa idade. Conseguimos fazer a captura sem nenhum problema,” afirmou Godoi.
Cuidados veterinários após o resgate
Após o resgate, a onça foi levada à clínica veterinária municipal, onde está recebendo acompanhamento e medicação. Godoi esclareceu que não havia ferimentos aparentes, e a condição do animal parece estar relacionada à sua idade avançada, uma vez que “o veterinário também confirmou isso”. A onça-parda, que vive em média de 8 a 10 anos, apresenta sinais que indicam que está na fase final de sua vida, com as presas bastante gastas.
Transferência para centro especializado em Botucatu
Está prevista para esta quinta-feira, 28 de agosto, a transferência da onça-parda para o Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens (Cempas), localizado em Botucatu, SP. Essa instituição é especializada em cuidados com animais silvestres e dará continuidade ao tratamento necessário.
Espécie ameaçada de extinção no Brasil
A onça-parda, o segundo maior felino do Brasil, é uma espécie que habita todos os biomas do país, incluindo florestas e savanas, e é frequentemente vista em áreas modificadas, como plantações e pastagens. Protegida por lei, a espécie está classificada como ameaçada de extinção. Em caso de encontros com animais silvestres, é fundamental evitar o contato e acionar imediatamente os órgãos responsáveis.
Para mais informações sobre o resgate e cuidados com a fauna local, acompanhe as atualizações no G1 Itapetininga e Região.
Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente