Mudanças no Sistema Ferroviário de São Paulo: Fim do Serviço 710 Na quinta-feira, 28 de agosto de 2025, a cidade de São Paulo presenciou uma significativa alteração no sistema ferroviário. As linhas de trem 7-Rubi e 10-Turquesa começaram a operar de forma independente, resultando no fim do Serviço 710, que anteriormente proporcionava viagens diretas entre as duas. Agora, os passageiros que desejam se deslocar entre Jundiaí e Rio Grande da Serra precisarão fazer uma baldeação na estação Palmeiras-Barra Funda, localizada na Zona Oeste.Artesp Promete Retorno do Serviço 710 Após Modernização em SP Apesar da suspensão, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) esclareceu que o Serviço 710 não foi extinto permanentemente. "É um até logo", afirmou André Isper, diretor-presidente da Artesp. A expectativa é que o serviço volte a funcionar após a modernização das sinalizações das linhas 7 e 10 para o padrão europeu, um processo que deve levar cerca de cinco anos. Desafios na Estação Palmeiras-Barra Funda com Fim do Serviço 710 No primeiro dia sem o Serviço 710, muitos passageiros enfrentaram dificuldades na estação Palmeiras-Barra Funda. Filas longas se formaram na única escada fixa disponível para acesso à plataforma. Funcionários da concessionária TIC Trens estavam presentes para orientar os passageiros sobre as novas direções de embarque.TIC Trens Anuncia Investimentos para Melhorar Linhas em São Paulo A TIC Trens, responsável pela operação, anunciou planos de investimento no sistema de energia para aumentar o número de trens em circulação e reduzir os tempos de espera na Linha 7-Rubi. Com as mudanças, a linha 7 agora conecta Jundiaí apenas à estação Palmeiras-Barra Funda, enquanto a linha 10-Turquesa foi estendida até o mesmo terminal. A CPTM, que opera as linhas, garantiu que a estação Barra Funda foi escolhida por sua capacidade de lidar com o aumento do fluxo de passageiros.Novo Contrato de Concessão e Fim da Integração do Serviço 710 O fim do Serviço 710 coincide com a fase de transição da TIC Trens para assumir a operação da Linha 7-Rubi. O novo contrato de concessão, elaborado pela Secretaria de Parcerias em Investimentos, não menciona a continuidade do serviço unificado, que foi criado em 2021 para oferecer viagens sem baldeações, com intervalos menores e mais conexões.Impacto nas Viagens em São Paulo: Passageiros Retornam às Baldeações Com a extinção do Serviço 710, os passageiros voltarão a enfrentar a necessidade de baldeações, o que pode impactar o conforto das viagens diárias. No entanto, a CPTM minimizou os efeitos da mudança, afirmando que, dentro de um sistema tão extenso, sempre haverá a necessidade de conexões. A reativação do Serviço 710, embora prevista para o futuro, ainda está condicionada a melhorias significativas no sistema ferroviário de São Paulo, que busca atender a crescente demanda de seus usuários.{"@context":"https://schema.org","@type":"NewsArticle","headline":"Mudanças no Sistema Ferroviário de São Paulo: Fim do Serviço 710","mainEntityOfPage":"https://radardodia.com.br","datePublished":"2025-08-28T22:47:45.893Z","dateModified":"2025-08-28T22:47:45.893Z","author":{"@type":"Organization","name":"Radar do Dia"},"publisher":{"@type":"Organization","name":"Radar do Dia","logo":{"@type":"ImageObject","url":"https://radardodia.com.br/wp-content/uploads/2024/01/logo-512.png"}}}...
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