Mudanças no Transporte em São Paulo: Fim do Serviço 710 e Seus Impactos
Mudanças no transporte em São Paulo: Fim do Serviço 710 e seus impactos
Na quinta-feira, 28 de agosto de 2025, a cidade de São Paulo presenciou uma alteração significativa em seu sistema de transporte ferroviário. As linhas de trem 7-Rubi e 10-Turquesa, que anteriormente operavam de forma integrada através do Serviço 710, passaram a funcionar separadamente. Essa mudança implica que os passageiros que antes podiam realizar o trajeto sem baldeação agora precisam fazer a troca de trem na estação Palmeiras-Barra Funda, localizada na Zona Oeste da capital.
Artesp promete retorno do Serviço 710 após modernização em São Paulo
Apesar do fim imediato do Serviço 710, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) assegura que o serviço não foi extinto de forma definitiva. André Isper, diretor-presidente da Artesp, afirmou: “É um até logo”. A previsão é de que o Serviço 710 retorne quando as sinalizações das linhas 7 e 10 forem modernizadas para o padrão europeu, processo que deve levar cerca de cinco anos. O plano inclui a operação conjunta das duas linhas, permitindo que um trem da linha 7 atenda à linha 10 e vice-versa.
Passageiros enfrentam dificuldades na primeira semana sem o Serviço 710
No primeiro dia após a suspensão do Serviço 710, passageiros que se dirigiam às regiões de Jundiaí e Rio Grande da Serra enfrentaram grandes dificuldades na estação Palmeiras-Barra Funda. Filas imensas se formaram na única escada fixa disponível para acesso à plataforma. Funcionários da concessionária TIC Trens estavam no local para orientar os usuários sobre as novas rotas de embarque.
Novas diretrizes nas linhas de trem de São Paulo: O que você precisa saber
Com as novas diretrizes, a Linha 7-Rubi foi encurtada, conectando apenas Jundiaí até a estação Palmeiras-Barra Funda, enquanto a Linha 10-Turquesa foi estendida, ligando Rio Grande da Serra até o mesmo terminal. Além disso, a Linha 11-Coral também ampliou seu trajeto, passando da Luz até a Barra Funda em horários específicos. Segundo Iran Leão, gerente de operações da CPTM, a escolha pela estação Barra Funda se deu por sua capacidade de absorver os novos fluxos, que contará com dez plataformas e um amplo mezanino.
Contrato de concessão altera operação do Serviço 710 em São Paulo
A mudança no Serviço 710 coincide com a fase de transição da concessionária TIC Trens para assumir a operação da Linha 7-Rubi. O novo contrato de concessão, elaborado pela Secretaria de Parcerias em Investimentos, não menciona a continuidade do serviço unificado, facilitando as conexões apenas entre a Barra Funda e Jundiaí pela Linha 7.
Criado em 2021, o Serviço 710 oferecia uma solução prática para os passageiros, permitindo viagens diretas e com menos baldeações. Com a extinção desse modelo, os usuários devem se preparar para uma rotina de transporte que exige mais trocas de linhas, embora a CPTM afirme que o impacto será mínimo. Iran Leão ressaltou que, mesmo com a necessidade de baldeações, a complexidade do sistema ferroviário sempre exigirá essa dinâmica.
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