Home / Esportes / Marilyn Monroe e Imagem Falsa: Entenda a Confusão Online

Marilyn Monroe e Imagem Falsa: Entenda a Confusão Online

Imagem falsa de Marilyn Monroe com uniforme da Seleção Brasileira circula nas redes sociais

Uma imagem da icônica atriz americana Marilyn Monroe, supostamente vestindo a camisa da Seleção Brasileira de Futebol e fazendo embaixadas em um estádio, está gerando confusão nas redes sociais. No entanto, a imagem é #FAKE e foi gerada por inteligência artificial.

Postagem enganosa viraliza com informações falsas

O post, que foi publicado na plataforma X no dia 27 de agosto de 2025, já acumulou mais de 38 mil visualizações. A legenda afirma que “Em 1957, Marilyn Monroe participou da cerimônia de abertura de uma partida de futebol no Brasil”, o que não é verdade.

Verificação revela criação digital da imagem

Para verificar a autenticidade da imagem, a equipe do programa Fato ou Fake submeteu a foto ao detector Hive Moderation, que apontou uma probabilidade de 89,6% de que o conteúdo tenha sido gerado por IA. As análises revelaram distorções comuns em imagens criadas digitalmente, como palavras inexistentes em anúncios visíveis na borda do campo.

Erros históricos e de patrocínio na imagem fake

Além disso, a camisa da Seleção Brasileira exibe o logotipo da Nike, uma marca que não existia em 1957. A Nike foi fundada em 1964, inicialmente como Blue Ribbon Sports, e começou a patrocinar a seleção apenas em 1996. O modelo da camisa também é uma inconsistência, pois o uniforme da década de 1950 tinha gola polo, enquanto a imagem viral apresenta uma gola V típica dos anos 1970.

Marilyn Monroe e o futebol: um evento real, mas em Nova York

Embora Marilyn Monroe tenha realmente chutado uma bola em um evento de futebol, essa ocorrência não se deu no Brasil. A foto autêntica foi tirada em maio de 1957, em Nova York, durante uma cerimônia de abertura de um jogo entre Hapoel Tel Aviv e USA All-Stars, distante da narrativa apresentada na imagem falsa.

Contribua para a verificação de informações

Para ajudar a combater notícias falsas, o público pode enviar sugestões e questionamentos pelo WhatsApp do Fato ou Fake, através do número +55 (21) 97305-9827. A verificação de informações é essencial para manter a integridade dos dados que circulam nas redes sociais.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *