Julgamento da Chacina do Curió avança em Fortaleza, Ceará
Julgamento da Chacina do Curió avança em Fortaleza, Ceará, em 2025
O quarto dia do julgamento da Chacina do Curió, em Fortaleza (CE), foi retomado na manhã de quinta-feira, 28 de agosto de 2025. A sessão começou às 9h, com o depoimento de uma terceira testemunha de defesa, que se estendeu por mais de três horas. Por volta das 15h25, teve início a oitiva da quarta testemunha.
Este caso, que remonta a novembro de 2015, resultou na morte de 11 pessoas na comunidade do Curió, localizada na Grande Messejana, uma área periférica da capital cearense. Na atual fase do julgamento, sete policiais militares estão sendo avaliados pelo Conselho de Sentença da 1ª Vara do Júri. Até o momento, de um total de 30 réus, 20 já passaram pelo julgamento, com seis condenações e 14 absolvições. Os últimos três réus devem ser julgados em 22 de setembro de 2025.
Testemunhas e réus marcam o quarto dia do julgamento em Messejana
Relembre os detalhes da Chacina do Curió e seus desdobramentos. A Chacina ocorreu entre a noite de 11 de novembro e a madrugada de 12 de novembro de 2015, quando a maioria das vítimas, todas com idades entre 16 e 18 anos, não possuía antecedentes criminais. Inicialmente, 45 policiais foram acusados de envolvimento, mas apenas 30 foram levados a júri. Desses, 20 já foram julgados, sete estão sob análise atualmente, e três outros ainda serão avaliados.
Omissão policial na Chacina do Curió: implicações legais em Fortaleza
O papel do ‘Núcleo da Omissão’ na Chacina do Curió. Os sete policiais atualmente no banco dos réus são acusados de integrar o que o Ministério Público do Ceará denominou de ‘Núcleo da Omissão’. Segundo a denúncia, eles estavam de serviço na região dos crimes e tinham a obrigação legal de agir para prevenir a chacina, mas não o fizeram. O procurador-geral de Justiça do Ceará, Haley Carvalho, explicou: “A legislação prevê que aqueles que deveriam ter evitado o crime, mas se omitiram, devem ser responsabilizados.”
Os réus enfrentam sérias acusações, incluindo 11 homicídios consumados, todos considerados duplamente qualificados, além de tentativas de homicídio, torturas físicas e psicológicas.
Resultados dos julgamentos da Chacina do Curió até setembro de 2025
O processo, que conta com mais de 13 mil páginas, foi desmembrado para maior agilidade nos julgamentos. Até agora, três etapas foram concluídas, com o quarto julgamento em andamento. No primeiro julgamento, que ocorreu entre 21 e 25 de junho, quatro policiais foram condenados a 275 anos e 11 meses de prisão. No segundo, de 29 de agosto a 6 de setembro, oito PMs foram inocentados, e o Ministério Público recorreu dessa decisão. No terceiro, de 12 a 16 de setembro, dois policiais foram condenados e seis absolvidos.
Expectativa da sociedade cearense por justiça na Chacina do Curió
O próximo julgamento, que também ocorrerá em 22 de setembro, trará mais três réus ao tribunal. À medida que o processo avança, a sociedade cearense aguarda ansiosamente por justiça em um dos casos mais emblemáticos de violência policial da história recente do estado.
Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente