Goiás Restringe Vacinação Contra Influenza a Grupos Prioritários em 2025

Goiás Restringe Vacinação Contra Influenza a Grupos Prioritários em 2025

A partir de 1º de setembro de 2025, a vacinação contra a Influenza em Goiás será novamente restrita a grupos prioritários, conforme determinação do Ministério da Saúde. A medida, anunciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES/GO) em nota técnica no dia 26 de agosto, visa garantir o acesso da população mais vulnerável à vacina.

Objetivo da Vacinação em Goiás: Proteger Grupos Vulneráveis da Influenza

A mudança na estratégia de vacinação ocorre em um momento em que os índices de cobertura vacinal dos grupos prioritários, como crianças menores de 6 anos, grávidas e idosos, permanecem baixos desde o início da campanha em abril. O Ministério da Saúde expressou preocupação em assegurar que haja doses suficientes para esses grupos até o início do ano de 2026, quando chegarão as vacinas atualizadas.

Estratégias de Vacinação em Goiás: Busca por Melhorias na Adesão

Inicialmente, o Ministério da Saúde ampliou a vacinação para toda a população na esperança de aumentar a adesão dos grupos prioritários, pois era esperado que famílias levassem seus membros mais vulneráveis aos postos. No entanto, a SES/GO está incentivando os municípios a diversificarem as estratégias de vacinação, incluindo ações em escolas e instituições para idosos.

Disponibilidade de Vacinas Contra Influenza em Goiás e Ações Futuras

Flúvia Amorim, subsecretária de Vigilância em Saúde da SES, informou que Goiás conta com cerca de 300 mil doses da vacina contra a Influenza, distribuídas entre os municípios. Ela também revelou que a SES/GO já solicitou ao Ministério da Saúde a manutenção do abastecimento dos postos de vacinação até o final do ano.

Cobertura Vacinal em Goiás: Importância e Grupos Prioritários

Flúvia destacou a relevância da vacinação para os grupos prioritários, especialmente diante da baixa procura observada nos últimos dois anos. Este cenário já refletiu em um aumento significativo de doenças respiratórias agudas graves. Até o momento, a cobertura vacinal no Brasil é de 47,43% para os grupos prioritários, enquanto em Goiás esse número é de 44,24%.

Locais de Vacinação em Goiânia: Acesso para Grupos Prioritários

Os grupos prioritários para a vacinação incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos, gestantes, puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores e profissionais das forças de segurança, entre outros.

Para facilitar o acesso à vacina, foram designados diversos locais de vacinação em Goiânia e Aparecida de Goiânia, que funcionarão durante a semana e em alguns casos, aos finais de semana. Consulte a lista completa de unidades de saúde nos sites oficiais da SES/GO e da Secretaria Municipal de Saúde.

Conclusão: Mobilização Necessária para Aumentar a Cobertura Vacinal

A volta da vacinação contra a gripe para grupos prioritários em Goiás exige um esforço conjunto de autoridades e da população para garantir que os mais vulneráveis recebam a imunização necessária. É fundamental que famílias e responsáveis busquem os postos de saúde e estejam atentos às datas e locais disponíveis.

Redação Radar do Dia

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente