Home / Internacional / EUA realizam apreensão de sétimo petroleiro associado à Venezuela

EUA realizam apreensão de sétimo petroleiro associado à Venezuela

Na última terça-feira (20), as Forças Armadas dos Estados Unidos apreenderam mais um navio petroleiro vinculado à Venezuela, no Caribe. Esta apreensão marca o sétimo incidente desse tipo desde o início da estratégia do ex-presidente Donald Trump para conter o fluxo de petróleo venezuelano.

Detenção do navio Sagitta

O Comando Sul das Forças Armadas dos EUA, responsável por monitorar uma frota de navios de guerra e milhares de soldados na região caribenha, divulgou um comunicado informando que o navio Sagitta foi apreendido ‘sem incidentes’.

No comunicado, o Comando Sul destacou que a apreensão do petroleiro, que operava em desacordo com a quarentena imposta por Trump a embarcações sancionadas, reflete a determinação dos EUA em assegurar que o petróleo que saia da Venezuela seja apenas aquele que segue um processo legal e coordenado.

A política de Trump e suas consequências

A administração Trump concentrou seus esforços de política externa na América Latina, especialmente na Venezuela, com a intenção de destituir Nicolás Maduro do poder. Diante da falta de sucesso em negociações diplomáticas, Trump ordenou uma incursão militar no país em 3 de janeiro, visando capturar Maduro e sua esposa.

Desde aquele momento, Trump anunciou que os EUA pretendem exercer controle sobre os recursos petrolíferos da Venezuela por tempo indeterminado, com planos para revitalizar a indústria petrolífera do país, estimados em cerca de US$ 100 bilhões.

Contexto das apreensões

As embarcações interceptadas anteriormente estavam sujeitas a sanções dos EUA ou eram parte de uma ‘frota paralela’, composta por navios que camuflam sua origem para transportar petróleo de países sancionados, como Irã, Rússia e Venezuela.

Perguntas frequentes

Qual foi a data da última apreensão? A última apreensão ocorreu em 20 de janeiro de 2026.

Quantos navios petroleiros foram apreendidos até agora? Esta foi a sétima apreensão de petroleiros ligada à Venezuela desde o início da campanha de Trump.

O que motivou as apreensões? As apreensões foram motivadas pela política dos EUA de controlar o fluxo de petróleo venezuelano e sancionar embarcações que operam fora da lei.

Qual é o objetivo da política de Trump em relação à Venezuela? O objetivo inicial era derrubar Nicolás Maduro e, posteriormente, o controle dos recursos petrolíferos do país.

Qual é o valor estimado para reconstruir a indústria petrolífera da Venezuela? O plano para a reconstrução da indústria petrolífera da Venezuela é estimado em US$ 100 bilhões.

Fonte: https://g1.globo.com

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *