Estado crítico de entregador após erro em hemodiálise em São Gonçalo
Estado crítico de entregador após hemodiálise em São Gonçalo, RJ
O entregador Bruno Rodrigues Ventura dos Santos, de 29 anos, encontra-se em estado crítico, em coma, após complicações durante uma hemodiálise em uma clínica particular conveniada ao SUS, localizada em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Investigação sobre erro médico em clínica de diálise na Região Metropolitana
Os pais de Bruno relataram à polícia que o diretor técnico da clínica Nice Diálise reconheceu a falha no procedimento e informou que resíduos de ácido peracético, uma substância frequentemente utilizada na desinfecção de equipamentos médicos, estavam presentes na máquina utilizada para o tratamento.
O incidente ocorreu na manhã do dia 20 de agosto e está sendo investigado pela Polícia Civil como lesão corporal por imperícia. O g1 tentou contato com a Nice Diálise e aguarda retorno sobre o caso.
Família de paciente critica falta de comunicação na clínica em São Gonçalo
A família de Bruno, residente em Maricá, realiza o deslocamento três vezes por semana para os tratamentos na clínica em São Gonçalo. Márcio relata que acompanhou a rotina na recepção e só foi informado do que aconteceu quando viu seu filho sendo retirado em uma maca. “Nós estávamos lá dentro, ninguém falou nada. Quando vimos, ele já estava inchado, sangrando e entubado. Se não fosse o socorro rápido, ele teria morrido na hora”, lamentou.
Clínica Nice Diálise em São Gonçalo opera com certificado vencido
A Nice Diálise, onde ocorreu o acidente, está situada no bairro São Miguel e, segundo o boletim de ocorrência, opera com o certificado de regularidade vencido desde 28 de junho de 2025. A Prefeitura de São Gonçalo informou que Bruno chegou à unidade vindo de uma clínica particular e que seu estado de saúde é gravíssimo.
Fiscalização da Vigilância Sanitária investiga clínica após acidente grave
Sobre a fiscalização da clínica, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil afirmou que essa responsabilidade cabe à Vigilância Sanitária Estadual. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) declarou que a Superintendência de Vigilância Sanitária iniciou a investigação e, na manhã de quarta-feira (27), equipes do órgão realizaram uma inspeção na clínica, constatando que as licenças sanitárias estavam regulares.
O Conselho Regional de Medicina do Rio (Cremerj) informou que o diretor técnico da Nice Diálise possui registro ativo e, assim que tomou conhecimento do caso, encaminhou o assunto à corregedoria. O Conselho Regional de Enfermagem do Rio (Coren) ainda não se manifestou sobre o incidente.
O caso de Bruno gerou inquietação entre familiares e amigos, que exigem esclarecimentos sobre o atendimento médico e as circunstâncias do ocorrido.
Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente