Demolição do Espaço Mix em Botafogo: Irregularidades e Reações

Demolição do Espaço Mix em Botafogo: Irregularidades e Implicações

A Prefeitura do Rio de Janeiro deu início, na manhã desta quinta-feira, 28 de agosto de 2025, à demolição do galpão que abrigava a feirinha conhecida como Espaço Mix, localizada na esquina da Rua Real Grandeza com a Voluntários da Pátria, em Botafogo. O imóvel, segundo informações oficiais, apresenta uma dívida superior a R$ 3 milhões em IPTU e ocupava indevidamente parte da calçada, configurando uma situação de irregularidade.

Histórico de Multas e Licenciamento Irregular da Feirinha no Rio

A operação começou com a remoção do teto e da fachada do galpão, que era um ponto de grande movimentação, atraindo centenas de clientes diariamente com seus 40 stands de roupas, bijuterias e bolsas. De acordo com Gustavo Guerrante, secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, o espaço não apenas invadiu a calçada, mas também gerava riscos em um cruzamento movimentado.

“Ele colecionou uma série de irregularidades. Não respeitou o recuo da rua, avançou com o imóvel na calçada e alugava essa área para lojistas. Um lugar público, arrendado por um privado, alugando para lojistas venderem seus produtos”, afirmou Guerrante.

Apoio da Prefeitura aos Feirantes Após Demolição em Botafogo

Ainda segundo a prefeitura, o Espaço Mix acumulou um histórico de infrações, incluindo oito multas e duas intimações desde 2012. O local funcionava sem a licença adequada, possuindo apenas um alvará temporário para uma área reduzida. Entre 2012 e 2017, foram erguidas outras duas estruturas sem autorização, que não foram regularizadas conforme a lei da mais-valia.

O secretário também destacou que os boxes eram sublocados sem alvará de funcionamento, apresentando riscos de incêndio pela grande quantidade de materiais inflamáveis, como isopor, presentes no local.

Reação da Administração do Espaço Mix à Demolição no Rio de Janeiro

A prefeitura iniciou um cadastramento dos trabalhadores que atuavam na feirinha para entender suas necessidades e oferecer suporte. “Com o cadastro, conseguimos, posteriormente, tomar as medidas de apoio necessárias”, ressaltou Bernardo Rubião, subprefeito da Zona Sul.

Impacto da Demolição do Espaço Mix na Comunidade de Botafogo

Em resposta à ação, a administração do Espaço Mix informou que ocupa o imóvel há mais de 20 anos e que recebeu a ordem de desocupação sem tempo hábil para providências. A empresa alega possuir alvarás válidos e afirma que está em dia com o pagamento do IPTU. Sua assessoria jurídica destacou a falta de acesso aos processos administrativos e que tomará as medidas legais pertinentes, além de oferecer apoio logístico e jurídico aos lojistas afetados pela demolição.

Redação Radar do Dia

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente