Comércio da Grande São Luís Funciona nos Feriados de Setembro
Comércio da Grande São Luís Autorizado a Funcionar nos Feriados de Setembro
O comércio da Grande São Luís, que inclui a capital maranhense e os municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, está autorizado a operar normalmente durante os feriados de 7 e 8 de setembro. Esta informação foi divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA), em consonância com um acordo firmado com o Sindicato dos Comerciários.
Horários de Abertura para Lojas e Shoppings em São Luís e Região
De acordo com o acordo, as lojas de rua, avenidas, galerias e centros comerciais em São Luís poderão abrir no domingo, dia 7 de setembro, das 8h às 14h. Na segunda-feira, dia 8, o funcionamento será das 8h às 18h. Já os shoppings têm horários diferenciados: no domingo, abrirão das 13h às 21h, e na segunda, das 10h às 22h.
Regras de Pagamento para Funcionamento do Comércio em São Luís
Para que as lojas possam funcionar, as empresas devem remunerar as horas trabalhadas com um acréscimo de 100% sobre o valor normal da hora, além de oferecer uma gratificação de R$ 50 aos colaboradores convocados. É importante ressaltar que as horas extras não poderão ser compensadas com folgas, e as lojas devem enviar a lista de empregados ao Sindcomerciários, pelo e-mail atendimento@sindcomerciarios-ma.com.br, além de recolher uma taxa de R$ 12 por funcionário.
Funcionamento do Comércio em São José de Ribamar e Paço do Lumiar
Nos municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, o comércio também está autorizado a abrir no feriado de 7 de setembro, seguindo as mesmas regras aplicadas à capital. No entanto, no dia 8, as lojas poderão funcionar sem a necessidade de pagamento de horas extras, uma vez que o feriado municipal é exclusivo de São Luís.
Impacto das Decisões do Comércio nos Feriados de Setembro no Maranhão
Essas medidas visam garantir que os comerciantes possam atender à demanda da população durante os feriados, ao mesmo tempo em que respeitam os direitos dos trabalhadores. Para mais informações, acesse o canal do g1 Maranhão no WhatsApp.
Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente