Home / Tecnologia / Cibersegurança: 149 milhões de senhas expostas incluem contas de Gmail, Instagram e ‘gov.br’

Cibersegurança: 149 milhões de senhas expostas incluem contas de Gmail, Instagram e ‘gov.br’

Um especialista em cibersegurança revelou, nesta sexta-feira (23), que descobriu um banco de dados contendo 149 milhões de senhas que foram expostas na internet. A lista contempla dados de usuários de diversas plataformas, como Gmail, Facebook e Instagram.

Jeremiah Fowler, que compartilhou suas descobertas com a empresa ExpressVPN, explicou que o banco de dados possuía 96 GB de informações brutas, incluindo e-mails, nomes de usuários e senhas de vítimas de várias partes do mundo.

Ação e Consequências

Fowler indicou que não há informações sobre a origem do banco de dados. Ele notificou o provedor de hospedagem responsável, e após um mês, a base de dados foi removida, tornando as senhas inacessíveis.

Dados Expostos

Entre as contas de e-mail comprometidas, destacam-se: 48 milhões do Gmail, 4 milhões do Yahoo, 1,5 milhão do Outlook, 900 mil do iCloud e 1,4 milhão com o domínio ‘.edu’.

Além disso, as informações incluem 17 milhões de contas do Facebook, 6,5 milhões do Instagram, 3,4 milhões da Netflix, 780 mil do TikTok, 420 mil da Binance e 100 mil do OnlyFans.

Impacto em Domínios Governamentais

Sem especificar quantidades, o pesquisador também encontrou senhas relacionadas a domínios ‘.gov’, frequentemente utilizados por governos de diferentes nações. Um dos registros estava vinculado ao ‘gov.br’, plataforma de acesso a serviços públicos brasileiros.

Fowler observou ainda a presença substancial de registros de serviços como Netflix, HBO Max, Disney Plus e Roblox, além de informações de plataformas financeiras e de criptomoedas.

Desconhecimento sobre Uso

O especialista afirmou que não se sabe se o banco de dados foi utilizado para atividades ilegais, se as informações foram coletadas com propósitos legítimos de pesquisa, ou qual foi a motivação para a divulgação pública desse conjunto de dados.

Perguntas frequentes

O que foi encontrado pelo pesquisador Jeremiah Fowler? Ele descobriu um banco de dados com 149 milhões de senhas expostas, abrangendo várias plataformas de serviços online.

Quais serviços estão incluídos na lista de senhas expostas? A lista inclui contas do Gmail, Facebook, Instagram, Yahoo, Netflix, entre outros serviços populares.

Como foi a ação tomada após a descoberta do banco de dados? Fowler notificou o provedor de hospedagem, que removeu o banco de dados após um mês, tornando as senhas inacessíveis.

Há informações sobre quem criou o banco de dados? Não, Fowler não conseguiu identificar a origem do banco de dados ou seu criador.

O que se sabe sobre o uso das senhas expostas? Não há informações sobre se as senhas foram usadas para atividades criminosas ou se foram coletadas para fins de pesquisa.

Fonte: https://g1.globo.com

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *