Home / Saúde / Centro Sirius em Campinas promove ‘Ciência Aberta’ com atrações para o público

Centro Sirius em Campinas promove ‘Ciência Aberta’ com atrações para o público

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), localizado em Campinas (SP), realizará neste sábado (10), a partir das 9h, a 6ª edição do evento 'Ciência Aberta'. A entrada é gratuita e é direcionada a crianças e adultos, proporcionando uma interação direta entre o público e pesquisadores.

Para participar, é solicitada uma doação voluntária de 1 kg de alimento não perecível, e o último horário para entrada dos visitantes será às 15h. Em 2023, o evento atraiu 16 mil pessoas.

Serão oferecidas 86 atrações interativas, incluindo experiências práticas nos laboratórios, demonstrações tecnológicas, palestras e oficinas. O CNPEM também disponibiliza uma praça de alimentação e estacionamento gratuito.

Além das atividades no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), que abriga o Sirius, o evento contará com atrações nas áreas de biociências, nanotecnologia e biorrenováveis.

Antonio José Roque da Silva, diretor-geral do CNPEM, destacou que o 'Ciência Aberta' vai além de mostrar as atividades do Centro. Ele vê o evento como uma chance de evidenciar o potencial do Brasil em ciência e inovação globalmente competitiva. Mais de mil colaboradores estarão envolvidos, apresentando soluções criativas para os desafios atuais.

Nesta sexta-feira (9), escolas e universidades que se inscreveram previamente terão acesso exclusivo às atrações. O CNPEM recebeu um total de 15 mil inscrições.

O Sirius, principal projeto científico do Brasil, é um laboratório de luz síncrotron de 4ª geração, que funciona como um potente 'raio X' para analisar materiais em escalas atômicas e moleculares, sendo um dos três existentes no mundo com essa tecnologia.

Os cientistas aceleram elétrons quase à velocidade da luz, fazendo com que eles percorram um túnel de 500 metros 600 mil vezes por segundo. Esse movimento é redirecionado para estações de pesquisa, onde os experimentos são realizados, com a ajuda de ímãs superpotentes que geram a luz síncrotron, invisível a olho nu e 30 vezes mais fina que um fio de cabelo.

O evento 'Ciência Aberta' ocorrerá na Rua Giuseppe Máximo Scolfaro, 10.000, no Polo II de Alta Tecnologia de Campinas, com início às 9h e último horário de admissão às 15h.

VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região

Veja mais notícias da região no g1 Campinas.

Fonte: https://g1.globo.com

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *