Câncer de Pulmão em Jovens de Mato Grosso: Causas e Tratamentos
Causas do Câncer de Pulmão em Jovens de Mato Grosso: Tabagismo e Vapes
Cerca de 85% dos casos de câncer de pulmão estão diretamente relacionados ao tabagismo, que é a principal causa de morte por câncer em todo o mundo. Apesar de ser uma condição evitável, o uso crescente de cigarros eletrônicos entre jovens tem gerado preocupações entre profissionais de saúde em Mato Grosso.
A oncologista Dra. Najla Navarros, que atua em Cuiabá (MT), destaca que os cigarros eletrônicos contêm até três vezes mais nicotina do que os cigarros tradicionais. “Além da dependência química, esses dispositivos expõem os pulmões a substâncias tóxicas que aceleram mutações genéticas nas células pulmonares”, explica a médica.
Crescimento Alarmante do Uso de Vapes entre Adolescentes em Mato Grosso
Embora o comércio de cigarros eletrônicos seja proibido no Brasil, sua popularidade entre adolescentes é alarmante. Uma pesquisa do Ministério da Saúde, em parceria com o IBGE, revela que 70% dos usuários de vapes no país têm entre 15 e 24 anos, totalizando cerca de 3 milhões de consumidores.
Estudos indicam que um vape pode equivaler a três maços de cigarro convencional em termos de consumo. “Muitos acreditam erroneamente que os vapes são mais seguros, mas eles podem causar inflamações crônicas e lesões neoplásicas”, adverte Dra. Navarros.
Fatores de Risco Silenciosos para Câncer de Pulmão em Jovens em MT
Além do uso de cigarros eletrônicos, outros fatores de risco como poluição, exposição ao radônio, amianto e histórico familiar também contribuem para o aumento das chances de desenvolver câncer de pulmão. O câncer de pulmão é muitas vezes assintomático em seus estágios iniciais, tornando-se essencial que pessoas que nunca fumaram fiquem atentas a sintomas como tosse persistente e falta de ar.
Os fumantes ativos devem realizar exames de acompanhamento regularmente. A tomografia de baixa dose é recomendada para aqueles com alta carga tabágica, pois quanto maior o tempo de exposição ao tabaco, maior o risco de câncer.
Avanços no Tratamento do Câncer de Pulmão em Mato Grosso: Novas Tecnologias
A boa notícia é que as novas tecnologias possibilitam diagnósticos mais precoces e tratamentos personalizados, melhorando a qualidade de vida dos pacientes. “Atualmente, temos opções como imunoterapia e terapia-alvo que visam identificar e eliminar células cancerígenas, aumentando a expectativa de sobrevida de pacientes com pulmão metastático para mais de cinco anos em alguns casos”, afirma Dra. Navarros.
Importância do Acompanhamento Multidisciplinar no Tratamento Oncológico em MT
Ela também ressalta a importância de uma equipe interdisciplinar, que inclui oncologistas, pneumologistas e fisioterapeutas respiratórios, para garantir um acompanhamento integral do paciente, desde o diagnóstico até o tratamento.
Diretor técnico responsável: Marcelo Benedito Mansur Bumlai CRM-MT 2663
Assessoria de Imprensa:
Íntegra Comunicação Estratégica
(65) 9 9339-7982 | (65) 9 9338-8151
Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente