Avaliação das escolas estaduais de Santarém, PA – Agosto 2025
Avaliação das escolas estaduais em Santarém, PA, em agosto de 2025
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) do Pará continua seu cronograma de visitas técnicas às Diretorias Regionais de Educação (DREs). No dia 27 de agosto de 2025, a equipe esteve em Santarém, localizada no oeste do estado, para avaliar a realidade das escolas estaduais e dialogar com dirigentes, professores, alunos e a comunidade escolar.
Visita às escolas estaduais de Santarém, PA
A DRE de Santarém é responsável pela gestão de 44 escolas em quatro municípios, abrangendo tanto áreas urbanas quanto rurais, incluindo cinco unidades de ensino em tempo integral. Durante a visita, o secretário de Estado de Educação, Ricardo Sefer, passou por diversas instituições de ensino fundamental e médio, como as Escolas Estaduais Richard Hennington, Dom Tiago Ryan, Barão do Tapajós, Almirante Soares Dutra, Frei Ambrósio e Álvaro Adolfo da Silveira.
Fortalecendo o diálogo entre gestão e educação
Ricardo Sefer enfatizou que o principal objetivo da visita é fortalecer a relação entre a gestão estadual e a rede de ensino. “Vim para ouvir e tentar resolver os problemas. Tenho certeza que não irei resolver todos, nem sozinho. Mas, com a soma de esforços, vamos poder construir uma educação pública de qualidade no Estado”, afirmou.
Reconhecimento das necessidades da comunidade escolar
O diretor da Escola Estadual Almirante Soares Dutra, professor Simão Serique dos Santos, considerou a visita um marco para a instituição. “Pela primeira vez recebemos o secretário aqui na escola. Foi uma oportunidade para mostrar a evolução do que já realizamos com os recursos recebidos e também apresentar as demandas da comunidade, como a construção de uma nova quadra, um desejo antigo dos estudantes e professores”, relatou.
Compromisso do Governo do Pará com a educação na região do Tapajós
A iniciativa foi recebida como um gesto de valorização e compromisso do Governo do Pará com a educação pública na região do Tapajós. A visita reforça a importância do diálogo constante entre o Estado e a comunidade escolar, visando identificar desafios e buscar soluções práticas para a melhoria da educação na localidade.
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