Enquanto algumas regiões do Brasil já iniciaram a colheita da safra 2025/26 de soja, o Rio Grande do Sul está prestes a concluir o plantio dessa oleaginosa. Até a última quinta-feira (22/1), 98% da área prevista para esta safra já foi semeada, segundo dados da Emater-RS, mantendo-se semelhante ao que foi registrado no mesmo período do ano anterior.
A Emater informou que, de maneira geral, as lavouras estão se desenvolvendo bem, com estandes adequados e bom potencial produtivo. No entanto, as principais dificuldades enfrentadas são relacionadas ao manejo fitossanitário, especialmente no que diz respeito ao controle de plantas invasoras.
Neste ciclo, a área plantada totaliza 6,7 milhões de hectares, com uma produtividade média estimada em 3.180 kg/ha. Além disso, a Emater ressaltou que as condições climáticas têm sido favoráveis para o crescimento da cultura, sem relatos significativos de doenças, exceto por alguns casos isolados de ferrugem-asiática, que estão sendo monitorados de perto.
Situação do milho no Rio Grande do Sul
No que se refere ao milho, a colheita já atingiu 21%, apresentando atraso em comparação aos 30% colhidos no mesmo período do ano anterior. Apesar desse atraso, a Emater destacou que as condições climáticas favoráveis da última semana auxiliaram no progresso das atividades agrícolas.
Fonte: https://globorural.globo.com




