A matemática e programadora Gladys West faleceu aos 95 anos nos Estados Unidos. Sua família anunciou o falecimento da cientista no domingo, dia 18, sem revelar a causa da morte, mas afirmou em uma postagem no X que ela “partiu em paz, cercada por familiares e amigos”.
Contribuições de Gladys West para a ciência
Nascida em 1930 no condado de Dinwiddie, na Virgínia, Gladys West conquistou uma bolsa de estudos por suas excelentes notas e se formou em Matemática pela Virginia State College. Na época, essa área ainda era dominada por homens, enquanto as mulheres eram frequentemente orientadas a seguir carreiras de ensino.
A trajetória profissional de Gladys teve início em 1956, quando começou a trabalhar no Naval Surface Warfare Center, uma importante instalação de pesquisa e computação da Marinha dos EUA. Ela era uma das poucas mulheres negras no local, em um período crítico da luta pelos direitos civis.
No começo de sua carreira, Gladys se dedicou a tarefas como programação e gerenciamento de algoritmos em grandes computadores, realizando cálculos que auxiliavam sistemas de armamentos. Na década de 1960, ela contribuiu para o desenvolvimento de um sistema de coleta e processamento de dados de satélites, que eram fundamentais para determinar a localização de objetos na superfície terrestre. Essa tecnologia foi aprimorada ao longo do tempo, formando a base do moderno sistema de GPS.
Além disso, Gladys West atuou como gerente de projetos no satélite de análise de oceanos Seasat e se aposentou em 1998. Mesmo após enfrentar dois derrames, ela obteve seu doutorado anos depois. Gladys se casou com Ira West, um colega de trabalho, e juntos compartilharam mais de 60 anos de união.
O legado de Gladys West foi muitas vezes ofuscado, mas começou a ser reconhecido por projetos acadêmicos que destacaram suas contribuições. Em 2018, ela foi homenageada com uma inclusão no U.S. Air Force Space and Missile Pioneers Hall of Fame.
Reconhecimento tardio
O trabalho de Gladys West, que influenciou profundamente a tecnologia que utilizamos hoje, só começou a receber o devido reconhecimento nas últimas décadas, refletindo a importância de sua contribuição para a ciência e a tecnologia.
Fonte: https://www.tecmundo.com.br



