Home / Politica / Cassação de Prefeito e Vice em José Boiteux: Entenda os Motivos e Impactos

Cassação de Prefeito e Vice em José Boiteux: Entenda os Motivos e Impactos

Cassação de Prefeito e Vice em José Boiteux: Motivos e Impactos

A Justiça Eleitoral de Santa Catarina tomou uma decisão impactante na terça-feira, 28 de agosto de 2025, cassando os diplomas de Geovani Lunelli e Emerson Genezio Dell Agnollo, respectivamente, prefeito e vice-prefeito de José Boiteux, no Vale do Itajaí. A medida também inclui a cassação do diploma de uma vereadora suplente do município.

Recursos Legais e Futuras Eleições em José Boiteux após Cassação

As defesas dos acusados já apresentaram recursos contra a decisão. O Ministério Público Eleitoral informou que as cassações só terão efeito após o esgotamento dos recursos judiciais. Caso as condenações sejam mantidas, novas eleições diretas para prefeito e vice-prefeito de José Boiteux serão convocadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC).

Denúncias de Compra de Votos e Ações em José Boiteux

De acordo com a denúncia, o prefeito Geovani Lunelli é casado e irmão das sócias de um supermercado local, que teria sido utilizado para armazenar e distribuir as cestas básicas. A investigação revelou que seu filho e cabos eleitorais foram até aldeias indígenas para entregar os alimentos. O envolvimento da vereadora suplente, também sócia do supermercado, levou à sua cassação.

Implicações Legais da Compra de Votos em José Boiteux

O crime de compra de votos é previsto no artigo 41-A da Lei Eleitoral, número 9.504/1997, e, segundo o Ministério Público Eleitoral, as ações perpetradas pelos políticos violaram a igualdade entre candidatos e a integridade do processo eleitoral.

Reação do Prefeito Geovani Lunelli à Cassação em José Boiteux

Em resposta à determinação, Geovani Lunelli expressou sua surpresa e afirmou que tanto ele quanto Emerson já acionaram seus assessores jurídicos para recorrer da decisão. “Vamos trabalhar ainda mais para fazer com que o nosso município de José Boiteux saia por cima. Acreditamos que a verdade sempre vai prevalecer”, declarou o prefeito.

A situação em José Boiteux destaca a importância da integridade nas eleições e as consequências da violação das normas eleitorais. A comunidade agora aguarda os desdobramentos legais e possíveis novas eleições no município.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *