Operação Domus Magna: Fraudes e Desvio em Angico, TO
Operação Domus Magna: Polícia Federal investiga desvio em Angico, TO
A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (28), a Operação Domus Magna, que investiga um suposto esquema de desvio de recursos da Prefeitura de Angico, localizada no extremo norte do Tocantins. O inquérito aponta que a prática envolvia saques em dinheiro e pagamentos fracionados por meio de boletos emitidos em nome de terceiros, conhecidos como “laranjas”.
Fraudes em licitações em Angico, TO, causam prejuízos de R$ 5 milhões
As investigações indicam que uma servidora pública do município, cuja identidade não foi divulgada, estaria no centro do esquema, que também envolve parentes dela. De acordo com a Polícia Federal, as empresas ligadas a esses familiares, incluindo uma de construção civil e duas de saúde, teriam causado um prejuízo estimado em mais de R$ 5 milhões aos cofres públicos, ao não prestarem os serviços adequadamente.
Mandados de busca em Angico e cidades do norte do Tocantins
A Justiça Federal autorizou a realização de mandados de busca e apreensão em Angico, Tocantinópolis, Araguaína e Ananás, com o objetivo de coletar provas e identificar o destino dos recursos públicos supostamente desviados. Os investigados poderão enfrentar acusações de fraude à licitação, peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosa, com penas que podem chegar a 12 anos de prisão.
Prefeitura de Angico toma medidas após operação da Polícia Federal
A Prefeitura de Angico informou à TV Anhanguera que acionou sua assessoria jurídica para tomar as medidas necessárias diante das acusações. Até o fechamento desta matéria, as defesas dos investigados não haviam sido contatadas pelo g1. A operação foi nomeada Domus Magna, em alusão ao envolvimento familiar nas fraudes em investigação.
Desdobramentos da Operação Domus Magna em Angico, Tocantins
A Polícia Federal continua acompanhando o caso de perto para garantir a responsabilização dos envolvidos e a recuperação dos recursos públicos desviados.
Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente