Nova Sede do SAMU em Pindamonhangaba: Avanços para a Saúde Pública
Nova Sede do SAMU em Pindamonhangaba: Um Marco para a Saúde Pública
No dia 22 de agosto de 2025, a Prefeitura de Pindamonhangaba, SP, inaugurou a nova sede da base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Localizada na Rua Dona Carmelita Gama Romeiro, a nova estrutura, que está situada próxima ao CIAF/Saúde da Mulher, promete oferecer mais conforto e uma infraestrutura adequada para os colaboradores que atuam no serviço de emergência.
Importância do Investimento em Saúde e Valorização dos Profissionais
A secretária de Saúde, Roberta Faria, enfatizou a relevância de valorizar os profissionais que prestam serviços essenciais à população. “O SAMU salva vidas diariamente e só quem já precisou entende a real importância desse atendimento. Investir em melhores condições para a equipe é essencial, pois eles merecem reconhecimento e respeito”, declarou Faria.
Impacto da Nova Base para o Atendimento de Emergência
Dr. Thiago Conti, médico coordenador do SAMU, destacou como a nova sede impactará positivamente o trabalho da equipe. “Estou no SAMU desde 2017 e com essa nova sede, o prefeito resgatou nossa autoestima. Essa base representa mais conforto e melhores condições de trabalho, permitindo atender de forma mais ágil. É um símbolo de reconhecimento ao nosso esforço. Eu e minha equipe vamos nos dedicar ainda mais para oferecer excelência, 24 horas por dia, à população de Pinda”, afirmou Conti.
Expectativa da Câmara Municipal para a Nova Estrutura
O vereador Everton Chinaqui, representando o presidente da Câmara, Marco Mayor, ressaltou que a nova sede era uma necessidade há muito aguardada. “Era realmente uma necessidade ter uma sede mais adequada e com mais conforto para os profissionais do SAMU, que desempenham um papel tão essencial para a população”, comentou.
Melhoria no Atendimento ao Público em Pindamonhangaba
O prefeito Ricardo Piorino também celebrou a inauguração. “Essa nova sede é uma conquista muito importante para a cidade e para a equipe do SAMU, que terá melhores condições para desempenhar esse trabalho fundamental. Quem ganha com isso é a população, que terá um atendimento cada vez mais eficiente e humanizado”, disse Piorino.
Atualmente, 25 profissionais atuam no SAMU de Pindamonhangaba, contando com três ambulâncias – duas ativas (uma básica e uma avançada) e uma de reserva. Vale lembrar que a base de Moreira César continua funcionando na UPA, com uma ambulância básica disponível. Para emergências, a população pode contatar o SAMU pelo telefone 192.
Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente