Festa do Peão de Barretos 2025 Começa com Grande Expectativa
A famosa Festa do Peão de Barretos, localizada em Barretos, SP, dá início à sua 32ª edição do Rodeio Internacional nesta quinta-feira, 28 de agosto de 2025. O evento promete muita adrenalina, reunindo 35 competidores na montaria em touros e 30 na modalidade cutiano, em busca do título da competição mais aguardada do calendário de rodeios.
Competição Acirrada Entre Brasileiros e Estrangeiros
Na montaria em touros, dos 35 participantes, quatro vêm de fora do Brasil. Entre eles, destaca-se o mexicano Álvaro Alvarez Aguillar, vice-campeão na edição anterior e que retorna em busca de revanche. Também competem os mexicanos Luiz Eduardo Porto Perez e os americanos Travis Biscoe e Dakota Tyrell Lewis. O brasileiro Alexandre Cardozo, que reside nos Estados Unidos, também marca presença nesta edição.
Faltando o Vencedor de 2024
O vencedor do ano passado, Everton Natan Silva, não estará na disputa deste ano, pois se mudou recentemente para os EUA para participar de competições lá. “Fica uma competição bacana porque de uns anos para cá, eles [estrangeiros] montavam um dia, dois no máximo, e depois caíam e ficavam só os brasileiros”, ressalta Marcus Abud, diretor de rodeios, destacando a evolução dos competidores internacionais.
Novas Modalidades e Grande Premiação
Além das tradicionais provas de montaria, a Festa do Peão de Barretos 2025 contará com competições de três tambores, team penning, team roping e a estreia do breakaway roping, que reúne mulheres laçando animais. Os atletas foram selecionados ao longo da temporada pela Confederação Nacional de Rodeio (CNAR), e a premiação total é de R$ 382,5 mil para o vencedor da montaria em touros e R$ 160 mil para o cutiano.
Parceria com The American e o Futuro dos Competidores
Uma parceria com o The American, o rodeio mais bem pago do mundo, permitirá que oito atletas se apresentem nos Estados Unidos em 2026. A diretora de marketing do evento, Jenna Morr, está presente em Barretos para acompanhar o campeonato e promover a troca de experiências entre os competidores.
Desafio da Qualidade dos Animais na Competição
Marcus Abud também enfatiza que a qualidade dos bois utilizados na competição tem elevado o nível dos desafios enfrentados pelos peões. “Os bois são muito mais rápidos. Se ele [peão] não tiver treinando, dormindo bem, comendo bem, muita academia, ele não terá condição de enfrentar esses bichos”, alerta.
Grandes Nomes Ausentes
Atletas brasileiros que se destacam no exterior, como José Vitor Leme e Kaíque Pacheco, não poderão competir em Barretos devido a compromissos internacionais. Isso abre espaço para novas promessas brilharem no cenário nacional. Leia mais notícias da Festa do Peão de Barretos 2025 e acompanhe os principais momentos deste evento que é um verdadeiro espetáculo da cultura sertaneja.